3 Dicas De Manutenção Do Motor por Militec Brasil
Se você estiver interessado em uma carreira de reparador de automóveis, logo aprenderá que os problemas do motor estão entre os problemas mais comuns e caros que um veículo pode ter. Para muitos clientes, ouvir que o motor do carro está danificado ou quebrado pode ser difícil, especialmente se a manutenção regular pudesse ter evitado o problema, conta o blog da Militec Brasil. Ao longo de seus estudos de reparos automotivos, você aprenderá tudo sobre dicas importantes de manutenção que podem ser repassadas a seus futuros clientes.
Esteja você aconselhando um cliente sobre como manter seu carro novo funcionando por muito tempo ou queira ajudar um cliente com um carro mais antigo a tirar mais alguns anos de seu veículo, em breve você terá muitas dicas de manutenção para compartilhar. Veja algumas dicas que você pode transmitir quando terminar seus estudos e se tornar um especialista em conserto de automóveis.
Os especialistas em reparos de automóveis sabem que as trocas regulares de óleo fazem toda a diferença
Como você aprenderá em breve em seus cursos, as trocas regulares de óleo são uma parte essencial para manter qualquer carro funcionando da melhor forma. Militec conta que 0 óleo do motor ajuda a manter as peças do motor bem lubrificadas para que funcionem corretamente e não superaquecem. É por isso que, ao longo de sua futura carreira em conserto de automóveis, você desejará lembrar os clientes de verificar regularmente o óleo do carro.
Com o tempo, o óleo do motor pode carbonizar e se acumular como lama preta ou depósitos de carbono dentro do motor. Essa lama pode se acumular nas válvulas, e as partículas de metal e outros contaminantes podem causar desgaste no motor. Os níveis de óleo também podem cair com o tempo, pois parte do óleo é queimada pelo motor. Níveis baixos de óleo podem causar danos permanentes ao motor se não forem verificados, o que é outra razão importante pela qual verificações regulares de óleo são importantes para a manutenção do motor.
As trocas regulares de óleo ajudam os motores dos automóveis a funcionar sem problemas por um longo tempo
Segundo Militec 1, especialistas treinados em consertos de automóveis aconselham seus clientes a verificar o óleo pelo menos uma vez por mês e a trocar o óleo a cada 5.000 a 7.500 km.
Especialistas em reparos de automóveis recomendam verificar o sistema de refrigeração
O líquido de arrefecimento do motor ajuda a evitar o superaquecimento do motor. Infelizmente, é possível que ocorram vazamentos e os níveis do refrigerante caiam muito. Quando isso acontecer, seus futuros clientes podem perceber que o motor esquenta mais do que o normal, o que pode causar danos permanentes ao motor e ao carro.
É por isso que você precisa lembrar seus clientes de verificar regularmente o líquido de arrefecimento do motor. Além disso, certifique-se de avisá-los para não verificar os níveis do líquido de arrefecimento enquanto o motor ainda estiver quente. Caso contrário, eles correm o risco de respingos de refrigerante quente ou danificar o bloco do motor ao adicionar refrigerante frio, explica Militec.
Ao iniciar sua carreira no reparo de automóveis, você também precisará lembrar aos clientes que, se eles perceberem qualquer um dos seguintes sinais ao verificar o refrigerante, eles precisarão trazer o carro para reparos:
O refrigerante tem cor de ferrugem ou não tem cor
Especialistas em reparos de automóveis lembram os clientes de que os filtros de ar precisam ser trocados
Durante seu aprendizado de mecânico de automóveis , você aprenderá que os motores precisam de ar limpo para funcionar corretamente. Os filtros de um carro garantem que o ar que entra no motor esteja limpo e livre de detritos. Mas se esse filtro ficar entupido ou muito sujo, menos ar poderá entrar no motor ou ar sujo entrará no motor.
Especialistas em reparos de automóveis recomendam trocar filtros de ar sujos para manter os motores funcionando sem problemas
Especialistas em reparos de automóveis recomendam trocar filtros de ar sujos para manter os motores funcionando sem problemas
Os especialistas em reparos de automóveis costumam recomendar a troca do filtro de ar a cada 4.828 km. Ao longo de sua carreira, você pode aconselhar os clientes a verificarem novamente o manual do proprietário para que possam verificar o filtro de ar quando for melhor para o carro.
Com a ajuda dessas dicas de manutenção regulares da Militec Brasil, você poderá ajudar seus clientes a manter seus carros — e os motores de seus carros — funcionando perfeitamente por muito tempo.
Veja também: Militec Brasil mostra 10 dicas de manutenção do motor